terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Escalada na Falésia Paraíso e Pedra da Divisa no dia do meu aniversário

Parede molhada.
Nada como completar 32 anos escalando, e por isso além da companhia da minha cúmplice Vivi combinamos com André e Mônica um final de semana de escalada. A ideia inicial era ir ao sítio do André em Bragança e escalar no Visual das Águas. Mas resolvemos alterar os planos e fomos para Pindamonhagaba para escalar na Falésia Paraíso e depois seguiríamos para São Bento para escalar a Pedra do Baú.

Já que tínhamos um longo caminho até Pinda, marcamos bem cedo no metro Belém. Lá encontramos os nossos amigos e mais o Sergio e a Giseli. Logo pegamos a Dutra a caminho de nosso destino, mas não sem antes um pit-stop para abastecimento do carro e para comer algo.


A viagem até a rocha foi tranquila e foi muito bem aproveitada para colocar a conversa em dia entre todos no carro.

Ao chegarmos na rocha tivemos uma desagradável surpresa, todos os setores estavam molhados, exceto o boas vindas e o platozinho.
tá alto... rs

Fomos os primeiros a chegar na rocha, porém não ficamos sós por muito tempo. Fui apenas conferir como estavam os outros setores e quando retornei ao setor boas vindos e já tinham outros grupos de colegas escaladores, e, assim, de dupla em dupla ou de grupo em grupo as poucas vias disponíveis ficaram concorridas, causado um leve congestionamento de escaladores.

Como as vias que estavam secas não era para o meu nível, sobrou para o André amar o top. Primeiro ele entrou na via Cinturão Galático, Vsup. Depois foi o Espada, a Mônica e por fim eu. Gostei da via, consegui manda-la no top, mas não conseguir subir direto, cai uma ou duas vezes, se fosse guiando...

congestionamento de escaladores
Depois o André mandou a via Aresta Mansa VI sup. Top montado e todos mandamos a via. Como havia outros escaladores esperando, não pudemos subir novamente. O André quis dá uma conferida no setor do Platozinho, eu prevendo uma chuva que se aproximava decidi ir até o carro levar meus equipos e disse que encontraria com eles no setor.

Vivi resolveu ir comigo até o carro para comer algo. Quando voltávamos para a rocha a chuva começou a cair e só restava esperar pela galera. Logo eles chegaram e fomos para a cidade comer algo.

Depois comer uma porção de salame e outra de queijo, nos despedimos do Sergio e Giseli e seguimos para São Bento do Sapucaí na esperança que o tempo melhorasse já que no domingo tentaríamos escalar a Pedra do Baú.

A chuva não deu trégua durante o trajeto Pinda - São Bento, chegamos a pensar que o domingo de escalada literalmente iria por água abaixo. Antes de ir para o camping paramos para um boa rodada de cerveja e algumas porções. Como estávamos cansados de toda a jornada daquele dia , logo fomos para o camping sob um lindo luar.

Montamos nossas barracas e ficamos apreciando a lua e as estrelas por um tempo até nossos corpos aclamarem por nossos sacos de dormir.

Acordamos com o tempo aberto, mas logo ficou encoberto o que inviabilizaria nossa investida à Pedra do Baú. Voltamos para a cidade para tomar nosso café da manhã enquanto decidíamos nosso destino. No caminho fui trocando mensagem com outro brother de São Jose dos Campos que estava vindo ao nosso encontro.

Baú encoberto.
Após o café, já pela 9 horas da manhã e com o Baú totalmente encoberto, decidimos ir até a Pedra da Divisa.

Novamente o nível das vias era alto e eu nem arrisquei a encadernar, quem sabe com mais treino numa próxima vez eu faça.

Novamente a árdua missão de equipar a via coube ao André. Na sua primeira investida ele mandou a via hel haiser, não lembro a graduação. Depois foi a vez da Mônica que conseguiu subir com facilidade. Vivi mandou bem até o metade da via depois não conseguiu sair de um trecho mais complicado. Depois foi minha vez de subir e desequipar a via, mas essa não estava para o meu nível mesmo rs. Subi um pouco mais que a Vivi e no trecho mais técnico da via, não tive técnica para fazer o movimento.

minha menina escalando.
Depois o André entrou outra via que não lembro o nome e montou um top na parada antes do teto. Nessa todo mundo mandou bem.


Enquanto descasávamos o Danilo chegou junto com a Naty e foi logo mandando a via hel haiser também. Como saideira o André tentou encadernar outra via que não lembro o nome e mandou bem até seu braço tijolar depois do teto. Eu ainda tentei completar a primeira via que entrei no dia, a hel haiser, mas meus braços já estavam sem forças.

Fim de escalada, seguimos para a cidade comer alguma coisa antes de pegar a estrada rumo a capital, onde chegamos as 21:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário